quarta-feira, 28 de abril de 2010

O rei caboclo e o amansador de índios






João Alves da Cruz e Justino Antônio de Souza formam uma dupla inusitada, com quem estive na tarde passada em Plácido de Castro. João, moreno e de fala apaziguada, parece um rei caboclo, sem afobação. Justino, 82 anos, cearense, alto e branco, ainda guarda o ímpeto que fez dele líder e amansador de índios, a pedido do patrão seringalista.
João, 83 anos, nascido no Pará, foi seringueiro perto do Rio Tapajós, a serviço de norte-americanos, durante a Segunda Guerra, me fazendo pensar que ainda há muita coisa a ser melhor esclarecida sobre esse período na Amazônia.
Justino lembra com orgulho ter escapado de ir para a guerra durante exercícios para as tropas em Fortaleza. Lá, segundo ele, os governos norte-americano e brasileiro convocaram 66 mil brasileiros para lutar na Amazônia: "Por causa da falta de borracha para fazer bomba, os americanos estavam perdendo a guerra".
De uma maneira ou de outra, todos os soldados da borracha com quem converso me perguntam sobre a questão do reajuste da aposentadoria. Sem querer frustá-los, lembro a eles que a maior fortuna que têm é a história que (ainda) podem contar.

4 comentários:

  1. Olá Cesar,
    se vc ainda estiver em Rio Branco recomendo uma conversa com minha bisavó. Dona Maria Angélica veio de navio do Ceará com 7 filhos e o marido, em meados dos anos 40. No auge dos seus 90 anos, ainda muito lúcida, é uma fonte de estórias e recordações.
    Sua residência fica próxima à praça do Juventus, no bosque. Chegando por lá e perguntando por Dona Lunga, qualquer um saberá dizer onde encontrá-la.

    abs e boa sorte.

    ResponderExcluir
  2. tô amando muito tudo isso! principalmente, ao ver esse antigo sonho se transformando em realidade... parabéns, amigo!!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado, Luiz, pela indicação, a história dela parece mesmo interessante. Se houver tempo vou procurá-la. Um abraço, Cesar

    ResponderExcluir
  4. César,estou adorando o trabalho, as fotos constituem um belo hipertexto, quando li a citação de Drummond, logo me veio 'a mente asfotos do homem na janela e a do homem de perfil. Perabéns. bjs, Catia Valério

    ResponderExcluir