sexta-feira, 16 de julho de 2010

Lua Cheia de São João



Em 24 de junho, Susanna e eu aterrissamos em Rio Branco para verificar os últimos contatos de produção antes da chegada do restante da equipe, que também seguiria do Rio de Janeiro. Com a ajuda de Marilda, que tinha feito a pré-produção de personagens, e de Cecília, minha irmã, reencontramos "seu" Walter e "seu" Antônio, soldados da borracha, para combinar horários e locações. Ficava cada vez mais claro que era importante incluir não apenas os soldados da borracha que foram do Nordeste para a Amazônia durante a Segunda Guerra Mundial, mas também os acreanos que lá trabalharam na exploração de borracha, ensinando seu ofício aos "brabos", como eram chamados os migrantes. 
Eu estava obcecado por montar um plano de filmagens detalhado com horários bem definidos, com temor de que os velhinhos trocassem datas ou desistissem de participar do filme na última hora. De minha parte, tinha desistido de incluir "seu" Sebastião, morador do Quinze, no filme, porque ele se mostrara bastante contido em suas declarações durante a pesquisa de personagens. 
Ainda na noite do dia 24, estive com Cecília e Wellyton, meu cunhado, no arraial do Bujari (vila próxima a Rio Branco), promovido pela igreja católica, que ainda tem presença marcante no Estado do Acre, assim também como diversas outras religiões das quais é possível ver igrejinhas salpicadas por ruas e estradas. A Lua Cheia, "patrocinadora" dessas filmagens, aparecia entre as bandeirinhas, em meio ao ar  refrescante da proximidade da mata, enquanto Cecília observava caminhões sorrateiros que passavam carregados de madeira, certamente driblando exigências legais. Faltou luz por um breve período e foi difícil roubar uma foto da Lua. Mesmo com a produção bem encaminhada, desconfiado, eu queria reconfirmar cada item planejado, contrastando com o otimismo de Susanna e Marilda e a firmeza de Cecília, que passou a ajudar de perto com sua experiência como "produtora" e fundadora da Apae de Rio Branco. Para mim, tudo ainda estava por fazer.

2 comentários:

  1. Desde sempre achei que ia dar tudo certo. Com uma equipe daquelas só Cesar mesmo para ter alguma. desconfiança (Susanna Lira)

    ResponderExcluir
  2. Gente tô aqui no Rio me roendo de curiosidade, louca por notícias!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir