quinta-feira, 8 de julho de 2010

Equipe

DIREÇÃO E ROTEIRO: CESAR GARCIA LIMA






Jornalista, poeta e professor-convidado do curso de Especialização em Jornalismo Cultural da UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro), onde também cursa o doutorado em Literatura Comparada. Trabalhou como crítico de cinema em diversas publicações de São Paulo, incluindo Folha da Tarde, Folha de S. Paulo e SET, promovendo periodicamente oficinas sobre documentário e criação literária. Escreveu sobre televisão nas revistas ISTOÉ e Contigo!, onde foi editor-chefe. Foi roteirista do Telecine e editor-chefe do Canal Brasil, no qual dirigiu documentários em Minas Gerais, Ceará e Mato Grosso, tendo criado o programa “Coisas de Cinema”.







PRODUÇÃO-EXECUTIVA: LUCIANA FREITAS




Jornalista, trabalha há 12 anos no mercado audiovisual abrangendo programas de televisão, documentários e produções independentes. Hoje é sócia-diretora da Modo Operante Produções, tendo sido produtora-executiva dos documentários em longa-metragem “Positivas” e “Nada Sobre Meu Pai”. Atuou também na produção executiva da Mostra de Cinema “Câmera, Close!”, no CCBB do Rio de Janeiro, e do filme em curta-metragem “Mãos de vento e Olhos de Dentro (2007). Também é responsável pela produção-executiva da Mostra de cinema “Maria Gladys – Atriz brasileira”, realizada na Caixa Cultural – RJ. (2007) e do documentário “Em direção a Ithaka” (2006), que acompanha o multiartista californiano Darin Pappas durante seu processo criativo na cidade do Rio de Janeiro.





PRODUÇÃO-EXECUTIVA: SUSANNA LIRA



Formada em jornalismo e publicidade com Especialização em Telejornalismo, direção de documentários e programas de TV. Atua no mercado audiovisual desde 1994, tendo realizado diversos trabalhos exercendo funções distintas para os seguintes veículos de comunicação: TV Globo, Globonews, Multishow, GNT, Futura, TV Cultura, TV Brasil e MTV. É sócia-diretora da Modo Operante Produções desde 2004, tendo dirigido os documentários de longa-metragem “Positivas” e “Nada Sobre Meu Pai”, além de ser diretora e roteirista do curta “Mãos de Vento e Olhos de Dentro” (Prêmio Edital do MINC/TVE Rede Brasil Curta Criança e Prêmio Melhor filme Goiânia Mostra curtas). Em 2005, dirigiu o documentário “Câmera, Close!”, uma biografia do ator Jorge Loredo, intérprete do personagem Zé Bonitinho, ícone do humor nacional, exibido pelo canal GNT.




DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: PEDRO FAERSTEIN




Graduado em cinema pela Universidade Federal Fluminense (Niterói, RJ), realizou trabalhos como diretor de fotografia, câmera e still de curtas, longas-metragens de ficção e documentário, atuando também em publicidade. Em sua filmografia destacam-se a direção de fotografia dos documentários “Positivas” e “Nada Sobre Meu Pai” (2009), ambos dirigidos por Susanna Lira, e do curta “Boca a Boca”, de Allan Ribeiro (2002), indicado para o prêmio de melhor fotografia estudantil na premiação da ABC 2004. Em still, seu trabalho mais conhecido é o filme “Se Eu Fosse Você”, de Daniel Filho (2005). Recentemente, atuou como câmera no documentário sobre Sylvester Stallone realizado durante a filmagem do filme “The Expendables” (2009).





SOM: ETIENNE CHAMBOLLE



Graduado como técnico de som pela École Louis Lumière, em Paris, onde nasceu, trabalhou em diversos projetos audiovisuais. Desde 2002, é produtor-executivo de sua própria empresa, a Flight Movie, tendo sido responsável por vários documentários para cinema e televisão, entre os quais se destacam LatinoAmericana 2002 (selecionado para Festival Documenta 2010 e Festival de Cine Pobre de Cuba 2010) e Cinéastes à tout prix (Seleção oficial do Festival de Cannes 2004). Como diretor, realizou "Les Ballons Pirates de Rio", Prêmio do público de melhor filme no Festival Du Film Aérien (Suíça, 2004). Como técnico de som em cinema e televisão, atuou em mais de 20 documentários. Entre 2001-2003, atuou como professor na Université Paris 1, Panthéon-Sorbonne, nos cursos de Licence et DEUG Arts du Spectacles (Technique du son et de la post-production audionumérique). Radicado no Brasil em 2010, vem ao país desde 1996.


ASSISTÊNCIA DE FOTOGRAFIA: MICHELLE DIAS



Formada em Cinema pela Universidade Federal Fluminense (Niterói, RJ), participou de uma série de filmes nos formatos de vídeo, HD, 16 e 35 mm, desempenhando funções diversas como: direção de fotografia, assistência de câmera e still. Trabalhou na empresa Herbert Richers como revisora de filmes (controle de qualidade) e como assistente de edição nas novelas Floribella e Paixões Proibidas, ambas exibidas pela Rede Bandeirantes de Televisão. Atualmente é free lancer em filmes publicitários e dramaturgia nas funções de assistente e operadora de câmera. Entre outros trabalhos, destacam-se os programas Tira Onda e De Cara Limpa. (Multishow, Urca Filmes - RJ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário