sexta-feira, 23 de julho de 2010

Enquanto isso, na Usina de Arte...


Em 25/06, aquecendo os motores para o início das filmagens, Susanna Lira e eu promovemos a palestra "O processo de realização e produção do documentário 'Soldados da Borracha", dirigida principalmente aos alunos do curso de cinema da Usina de Arte, em Rio Branco. (A Usina de Arte é uma antiga fábrica de beneficiamento de castanhas que foi restaurada e transformada em centro cultural para cursos livres, no estilo do Dragão do Mar, em Fortaleza. É uma lindeza!). Como o encontro antecedia as filmagens e foi em um dia de jogo do Brasil (melhor não lembrar dessa parte!), eu não tinha muita expectativa de público. Mas, para minha surpresa, estudantes e outros convidados não só lotaram o cineclube, como fizeram muitas perguntas relevantes.

Em 26/06, aproveitando a viagem, foi a vez da apresentação do longa-metragem dirigido por Susanna, "Positivas", no mesmo espaço, na Usina. O documentário mostra personagens soropositivas que foram infectadas por seus companheiros. É uma questão polêmica e comentada no filme, por personagens sem medo de expor, de diferentes partes do Brasil. Susanna disse que foi o melhor debate do qual participou pelo país afora, além de Argentina e França. Fiquei orgulhoso dos conterrâneos!

2 comentários:

  1. Boa noite! Primeiro gostaria de parabenizar pelo importante trabalho desenvolvido! O documentário trará muitos resultados para esse esquecidos hérois brasileiros. Gostaria de colocar a disposição tenho alguns materiais da época e alguns documentos da época. Sou defensor público do Pará e atualmente estou a frente da Ação Soldado da Borracha pela Defensoria do Pará. Tenho muito interesse em saber aonde este filme será veiculado! Deixo meu contato cebsilva@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Carlos Eduardo, muito bom saber do seu trabalho. Entrarei em contato. Abraços

    ResponderExcluir