sexta-feira, 20 de abril de 2012

Documentário faz um ano de lançamento



"Soldados da Borracha" teve estreia mundial há um ano, em 22 de abril de 2011, no 14th Cine Las Americas Internacional Festival, em Austin, Texas, nos Estados Unidos. O filme, realizado a partir do edital Etnodoc e com produção da Modo Operante, já percorreu vários festivais brasileiros e estrangeiros, recebeu menção honrosa no 9º Festcine Amazônia, em Porto Velho, Rondônia, e foi premiado em Belém, Pará, como melhor curta-metragem documental do júri popular no Amazônia.Doc 3. Na televisão, foi exbido na TV Brasil. 


E por falar em Belém, a cidade terá mais uma exibição do filme no dia 26 de abril, às 9h, na abertura da audiência pública da Assembleia Legislativa do Estado do Pará. A sessão, proposta pelo deputado estadual Edmilson Rodrigues (PSol), reunirá diversos órgãos do governo para discutir a questão de apoio aos veteranos e mobilizá-los para, entre outras coisas, garantir o acesso desses heróis nacionais à pensão vitalícia do governo federal. Estarei lá para o debate e agradeço publicamente o convite e a colaboração do defensor público do Pará, Carlos Eduardo Barros Silva, que entrou em contato comigo a partir desse blog, acompanhou o filme desde sua primeira sessão no Rio de Janeiro e é um incansável lutador pelos direitos dos soldados da borracha. Pessoas como Carlos Eduardo fazem diferença nesse país de muitos enganos.

4 comentários:

  1. Cesár fico muito lisonjeado com essas palavras! Saiba que esse premiado documentário além de resgatar uma importante parte da história mundial e brasileira apresenta de forma clara, objetiva e com muita sensibilidade os anseios desse segmento social que clama por justiça há muito tempo.
    Sinto privilegiado em poder reunir forças com profissionais e pessoas como você. Gente do bem e que fazem a diferença nesse país tão desigual!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Carlos Eduardo! É uma honra ser seu parceiro no reconhecimento dos soldados da borracha!

    ResponderExcluir
  3. Cesar,
    Meu nome é Adriana Lisboa, sou escritora, e também doutora em literatura comparada pela Uerj, assim como você. Estou morando nos EUA atualmente e o tema do seu filme me interessa muito! Será que poderíamos trocar umas palavras, e você poderia me dar o caminho das pedras para comprar uma cópia do filme?
    Se puder me escrever, te agradeço. Meu email é adriana[arroba]adrianalisboa.com
    Obrigada! Parabéns e muito sucesso.
    Adriana

    ResponderExcluir
  4. Olá Cesar,
    Meu nome é Janaína Mourão Freire e sou professora da Universidade Federal de Goiás. Sou filha e neta de acreanos. Estou finalizando meu mestrado sobre o Acre e gostaria muito de entrar em contato com você. Se puder me escrever, meu email é janainamourao@gmail.com. Hoje você fará uma amostra em Brasília mas não estarei presente pois estou na cidade de Jataí no interior de Goiás. Pedi para uma colega minha ir falar com você.

    Se puder, me escreva!!

    abraços

    Janaína

    ResponderExcluir