sexta-feira, 16 de setembro de 2011

De volta ao Acre



Soldados da borracha atentos à exibição do documentário em Rio Branco


Catorze meses depois das filmagens e após a exibição em festivais nacionais e internacionais, "Soldados da Borracha" chegou a Rio Branco, Acre, em quatro sessões concorridas, nos dias 12 e 13 passados, no Cine-Teatro Recreio. Estive lá por seis dias e, à parte a correria, tudo foi muito gratificante, em especial receber os cumprimentos dos seringueiros que viram o filme.
Além do prazer de assistir ao filme na grande tela, ouvir observações inteligentes sobre a linguagem e elogios à fotografia de Pedro Faerstein e ao som direto de Etienne Chambolle, também tive a alegria de dedicar duas dessas exibições aos próprios soldados da borracha, que seguiram atentamente a narrativa. Walter Nunes de Castro e Antônio Tomé Dias, personagens do documentário, estiveram no cinema e aprovaram o filme .Seu Walter brincou dizendo que já tinha gostado das filmagens, mas que não punha muita fé que eu levasse o projeto adiante. "Sabe como são as coisas no Brasi, né? Iniciam, mas não terminam..." - disse ele, com seu tom crítico e ao mesmo tempo divertido.
Entre seu Antônio (de verde) e seu Walter: soldados em debate

Um a um, eles me cumprimentaram: honraria
No dia 10, participei  também de uma assembleia no Ginásio do Sesi, promovido pelo Sindicato dos Aposentados, Pensionistas e Soldados da Borracha do Estado do Acre. O convite partiu da deputada federal Perpétua Almeida (PC do B - AC), relatora da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 556/02, que reivindica no Congresso Nacional a equiparação dos seringueiros aos combatentes da Segunda Guerra Mundial. Nesse encontro, sindicalistas, políticos e eu apoiamos a união em torno dessa causa, aproveitando a inclusão dos soldados da borracha no panteão de heróis da pátria, que acontecerá em 17 de novembro, em Brasília. O assunto, aliás, já deve voltar à pauta do Congresso em breve, reacendendo a esperança desses veteranos pelo benefício de sete salários-mínimos mensais no lugar dos dois salários habituais. O Brasil deve isso a eles!
Fotos no cinema (acima): Talita Oliveira. Fotos da assembleia (abaixo): Flávio Accardi.

Discurso de apoio à PEC, com seu Antônio

Soldados de vários municípios acreanos prestigiaram a assembleia
Com Perpétua Almeida e Luziel, do sindicato

3 comentários:

  1. meu sogro veio para o acre com a esposa e tres filhos inclusive meu esposo que na epoca tinha 5 anos,no ano de 1945, ja contratados em fortaleza-ce para trabalhar no seringal do Sr. Ramiro Prado rio enviras, seringal california,onde passaram por muitas e muitas dificuldades. retornando para o ceará em 1960.foram 15 anoscomo,meu sogro ja falecido, minha sogra tem 94 anos,gostaria de saber a quem ela procura para dar entrada nos seus direitos.

    ResponderExcluir
  2. DeltaWifi onboard its planes can be used after takeoff. The download speed for individual users is about 500–600 Kibibits per second, and the upload speed is about 300 Kibibits per second. Gogo WIFI, Gogo Inflight, Gogo Inflight Airborne, and Delta Connect. long-haul fleets will have Gogo’s new 2ku satellite service All of deltawifi
    .

    ResponderExcluir
  3. Blooket is a great tool for learning at school. It helps you remember things better and makes learning more fun. So, if you haven’t tried Blooket Login
    yet, ask your teacher to set it up for your class and get ready to play some fun games!

    ResponderExcluir